Saiba mais sobre este mal que afeta principalmente as articulações do paciente.
A artrite reumatoide é uma doença que se caracteriza pela inflamação das articulações e dos tecidos circundantes (como mãos, punhos, cotovelos, ombros, pés, joelhos, tornozelos e coluna cervical), podendo também afetar outros órgãos do corpo (como coração, pulmões e rins). Trata-se de uma doença auto-imune que pode ocasionar a incapacitação funcional dos pacientes.
A causa da doença é uma alteração no sistema imunológico, que se volta contra o próprio organismo, principalmente contra proteínas que formam as articulações.
Fatores genéticos, infecções e mudanças hormonais podem ser capazes de desencadear a doença, a qual pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em mulheres de meia-idade.
Os sintomas mais comuns da artrite reumatoide são a rigidez matinal, mal-estar, diminuição do apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa, inchaço nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés, que podem se deformar com a evolução da doença.
A rigidez que ocorre no período matinal costuma regredir ao longo do dia. Também podem ocorrer dor no peito ao inspirar, boca e olhos secos, nódulos sob a pele, dormência, formigamento ou ardência nas mãos e pés.
O diagnóstico da doença é realizado pela análise dos sintomas mencionados, podendo também serem realizados exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular).
O tratamento da artrite reumatoide inclui o uso de medicação, fisioterapia, exercícios físicos e até mesmo cirurgia. Quanto mais precoce o diagnóstico e início de tratamento, melhores os resultados.
Os medicamentos incluem analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides (AINE), cortiscoroides e drogas imunossupressoras. A cirurgia ocorre conforme o caso em estágios avançados da doença.
Embora ainda não exista uma cura definitiva, é possível evitar sua progressão e reduzir seus sintomas, preservando a capacidade funcional da pessoa.
----------
Atenção! Este artigo trata de assuntos relacionados a saúde. As informações aqui contidas possuem caráter preliminar, genérico e educacional, não substituindo de nenhuma forma as orientações de seu médico. Você não deve se determinar apenas pelos dados aqui contidos. Consulte sempre um profissional e siga o tratamento por ele prescrito.
Matérias relacionadas
Saiba como o Estresse pode Elevar os níveis de Colesterol
Explicamos como o colesterol pode ser influenciado pelo estresse.
Saiba como o Estresse pode estar Matando Você
Conheça os malefícios do estresse em nosso organismo e saiba como evitá-lo.
Alimentos que Ajudam a Diminuir a Pressão Arterial
Listamos cinco alimentos que podem ajudar a evitar a hipertensão.
Vitiligo – Causas, Sintomas e Tratamentos
Informações necessárias sobre esta doença que pode afetar pessoas de todas as idades.
Dengue - Como Combater e Prevenir
Saiba o que fazer para ajudar a prevenir a dengue combatendo o mosquito transmissor.
Como Controlar o seu nível de Colesterol
Orientações para manter sob controle seu nível de colesterol.
Gripe Suína no Brasil – Prevenção
Métodos de prevenção eficientes são descritos para aumentar sua proteção.
Saiba como os alimentos podem lhe ajudar a evitar o surgimento de pedras nos rins.
A observância de alguns cuidados em sua rotina pode ajudar na prevenção do câncer.
Gripe Suína - Transmissão e Prevenção
Obtenha informações importantes sobre a gripe suína, ou influenza suína.
Temas relacionados
Outras matérias
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.