Sobre o Tabagismo. Informações sobre os males causados pelo cigarro.
São quase cinco mil as substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro. Muitas delas não são apenas tóxicas ao organismo, causando doenças cardiovasculares e respiratórias, mas também são comprovadamente cancerígenas.
O poder de toxidade do tabaco é extremamente elevado, o que justifica seu uso como inseticida, causando, não raras vezes, a intoxicação de pessoas que trabalham em colheiras nas quais foi utilizado pesquicida à base de nicotina.
Os malefícios causados pelo cigarro são amplamente conhecidos pela população, mas ainda assim se começa a fumar, geralmente ainda durante a juventude, por influência de outras pessoas e pela propaganda do cigarro.
A partir daí surge a dependência causada pela nicotina. A substância é capaz de, ao mesmo tempo em que agride intensamente o organismo, sustentar o seu uso proporcionando uma falsa sensação de bem estar, que ilude a pessoa e faz com que o consumo se repita.
O usuário acaba se condicionando ao fumo, praticando o ato em intervalos cada vez menores, o que acelera ainda mais a degradação do organismo. Os gatilhos que acionam o desejo de fumar são os mais variados, como uma simples refeição, o ato de dirigir ou situações de estresse.
A dependência é física e psicológica. Mas, normalmente, a partir dos 30 anos de idade, quando o organismo já começa a revelar com maior intensidade as conseqüências do cigarro, os dependentes começam a pensar em parar de fumar, embora poucos tenham força de vontade suficiente para conseguir.
Dentre os males que surgem em decorrência do cigarro podemos citar a bronquite, enfisema, sinusite, asma, conjuntivite, catarata, câncer em diversos órgãos, envelhecimento precoce, impotência sexual, perda de capacidade das artérias coronárias, cerebrais, das pernas e de todo o sistema circulatório, dentre outras.
Se você estiver no grupo dos que desejam parar de fumar, leia as dicas deste artigo:
Matérias relacionadas
Vacina contra Meningite, Tétano, Difteria e Coqueluche
Saiba mais sobre a proteção contra estas doenças.
Todas as crianças devem ser imunizadas com a vacina.
Saiba mais sobre a doença e quando é necessário tomar a vacina.
Alguns conselhos úteis para quem desejar abandonar o tabagismo.
Técnicas para evitar chegar ao estado de embriaguez.
Dengue - Como Combater e Prevenir
Saiba o que fazer para ajudar a prevenir a dengue combatendo o mosquito transmissor.
Artigo sobre a acne e os métodos de tratamento para combater as espinhas.
A técnica laser é a mais indicada para tarefa.
Veja quais são as causas mais comuns das lesões por esforço repetitivo.
Saiba como identificar os sintomas das Lesões por Esforço Repetitivo e seus estágios.
Temas relacionados
Outras matérias
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.